A Prolifico adquire e desenvolve unidades de Self Storage para serem operadas pela Moby Self Storage, uma empresa fundada conjuntamente com o CEO e fundador do principal operador de Self Storage da Europa (Big Yellow) e com o antigo COO e fundador da Clockwork Removals and Storage, considerada a maior rede do Reino Unido.
O Mercado
O Self Storage é um segmento ainda jovem no Brasil, contanto com aproximadamente apenas 300 unidades em todo o país, contrastando com as 58.000 existentes nos Estados Unidos. O mercado atua na sua capacidade máxima, com as novas unidades apresentando rápida ocupação. Contudo, é ainda um mercado bastante fragmentado.
A maioria dos operadores possui apenas uma unidade, oferecendo um produto de baixa qualidade, com pouca visibilidade e em localizações com difícil acesso. O maior operador no Brasil possui somente cerca de 25 unidades, enquanto que o líder do mercado norte americano, a Public Storage, opera 2.350 unidades naquele país.
Demanda
O aumento no preço dos imóveis, aliado à migração para modernos apartamentos em áreas mais nobres, assim como o aumento da renda familiar e o consequente aumento do consumo das famílias, são alguns dos fatores responsáveis pela expansão do mercado de Self Storage no Brasil.
Principais drivers do mercado:
Estratégia
A Moby Self Storage aposta nas principais cidades brasileiras, focando em localizações que proporcionem alta visibilidade e tenham bons acessos, assegurando rápida estabilização, proteção de margens e valorização do imóvel.
A Moby gere atualmente 6 localizações diferentes em São Paulo e Rio de Janeiro, sendo a sua operação caracterizada por:
- Construção simples utilizando materiais locais
- Obtenção de know-how através de parceiros internacionais
- Modelo de negócio simples que requer staff reduzido
- Operação de última geração