A Prolifico adquire e desenvolve alojamentos para estudantes para serem operados pela ZAK, uma empresa fundada conjuntamente com o ex-diretor de operações da UNITE, uma das maiores empresas britânicas de Student Housing.
O Mercado
O Brasil tem atualmente mais de 6,5 milhões de estudantes universitários, um número que cresceu 40% ao longo da última década. Todos os anos, mais de 2 milhões de novos alunos chegam às universidades brasileiras.
O mercado ainda se encontra num estágio bastante prematuro, com apenas 4.500 camas em alojamentos especialmente concebidos para estudantes. Muitos desses alojamentos foram construídos há mais de 25 anos e apenas oferecem quartos compartilhados. Como comparação, nos Estados Unidos existem cerca de 3 milhões de camas em alojamentos para estudantes.
A maioria dos estudantes brasileiros que estuda fora de suas cidades enfrenta grandes desafios:
- Dificuldade para encontrar colegas para dividir apartamento logo no 1º ano
- Burocracia com contrato de locação
- Complicações com a divisão de contas
- Aluguel caro em localizações boas e seguras
Demanda
O crescimento exponencial do número de estudantes universitários, bem como o crescente número de alunos que abandonam as suas cidades para estudar, são dois dos aspectos que abrem oportunidades neste setor. A região Sudeste, por si só, conta com cerca de 500.000 alunos estudando longe de casa (24% do total de estudantes na região). O mercado apresenta um forte desequilíbrio entre oferta e demanda, com uma oferta de baixa qualidade, contrastando com o forte conhecimento que os brasileiros têm sobre este produto em mercados como a Europa e os Estados Unidos.
Principais drivers responsáveis pelo crescimento do mercado:
Estratégia
- Região Sudeste do Brasil como alvo inicial
- Foco em localizações centrais próximas às principais universidades
- Criação de uma marca reconhecida: localização, design e redes sociais
- Rápida estabilização dos ativos imobiliários mediante eficiente processo de pré-vendas